Abrir menu

Led DIP x Led SMD

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste numa tecnologia de condução de luz, a partir de energia elétrica.

O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas, lanternas, painéis etc.

O LED é muito utilizado em produtos eletrônicos, como lanternas, lâmpadas, mas também em instrumentos de tamanho maior, como semáforos de trânsito, além de painéis de mensagens variáveis, painéis digitais eletrônicos e cortinas de LED para outdoors, por exemplo.

A tecnologia e iluminação LED está presente em diversas ocasiões da vida cotidiana. Atualmente, este sistema é muito comum e mais econômico do que antigos modelos de iluminação, como as lâmpadas de halogêneo, por exemplo.

Os LEDs mais usados são os DIP (Dual In line Package) e o SMD (Surface Mount Device).

 

Led DIP

Os LEDs DIP são os mais conhecidos do mercado, por serem os primeiros, são 3 lampadas coloridas, vermelha, verde e azul, que são encapsuladas em placas de circuitos integrados. Suas principais características são o invólucro plástico ou metálico e duas fileiras de pinos em lados opostos do CI, normalmente em seu lado maior.

Led SMD

Os LEDS SMD são mais recentes, e mais modernos. As tres cores já estão integradas em uma única lâmpada montada diretamente sobre a superfície da placa de circuito integrado, o que permite melhor aproveitamento de ambas as faces.

Uma alternativa não exclui a outra. Eles podem ser usados em diferentes aplicações.

Os painéis com LED SMD são mais modernos, mais leves e por isso mais usados em projetos indoor, além de terem melhor visibilidade por possuírem apenas 1 led. Já em projetos outdoor, é dado preferência aos LEDs tipo DIP por serem mais resistentes.

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade